Skip to main content

O livro “A quietude é a chave” é uma obra que propõe uma forma de viver mais tranquila, equilibrada e sábia, baseada em ensinamentos milenares de diversas tradições filosóficas e religiosas. O autor, Ryan Holiday, é um escritor e consultor de marketing, que se tornou um dos principais divulgadores do estoicismo na atualidade. Ele apresenta a quietude como a chave para ter mais clareza, criatividade e felicidade.

Cada capítulo do livro explora um aspecto da quietude, que envolve três dimensões: a mente, o espírito e o corpo. Holiday usa exemplos de personalidades históricas e contemporâneas, que demonstraram a capacidade de cultivar a quietude em meio ao caos, ao estresse e à adversidade. Ele também oferece dicas práticas e simples, que podem ser aplicadas no dia a dia, para reduzir as distrações, os ruídos e as ansiedades que nos afastam da quietude.

O livro é escrito com uma linguagem fluída, direta e inspiradora, mas também reflexiva, crítica e desafiadora. O leitor é convidado a questionar os seus hábitos, as suas crenças e os seus valores, e a buscar um propósito maior para a sua existência. O livro é uma fonte de motivação, orientação e sabedoria para quem busca uma vida mais plena, autêntica e serena.

As três dimensões da quietude são:

  • A mente: Esta dimensão fala sobre a importância de ter uma mente calma, focada e racional, que não se deixa levar pelas emoções, pelos impulsos e pelas opiniões alheias. Holiday usa exemplos de líderes políticos, como Abraham Lincoln, Winston Churchill e John F. Kennedy, que souberam manter a compostura e a lucidez em situações críticas e decisivas. Ele também sugere hábitos como meditar, escrever um diário, ler bons livros e limitar o uso das redes sociais.
  • O espírito: Esta dimensão fala sobre a importância de ter um espírito livre, curioso e humilde, que não se deixa aprisionar pelas ideologias, pelos dogmas e pelos preconceitos. Holiday usa exemplos de pensadores, como Sócrates, Marco Aurélio, Anne Frank e Viktor Frankl, que souberam encontrar sentido e esperança em meio à dor e à injustiça. Ele também recomenda práticas como orar, agradecer, perdoar e servir aos outros.
  • O corpo: Esta dimensão fala sobre a importância de ter um corpo saudável, forte e relaxado, que não se deixa deteriorar pelo sedentarismo, pelo excesso de trabalho e pela falta de sono. Holiday usa exemplos de atletas, como Michael Jordan, Tiger Woods e Tom Brady, que souberam desenvolver a disciplina, a resistência e a excelência física. Ele também aconselha atividades como caminhar, correr, nadar e fazer ioga.

Leave a Reply