Neste post, eu vou compartilhar com vocês os livros que eu li em 2023 e os que eu já tenho planejado para ler em 2024. Espero que vocês gostem das minhas escolhas e que se inspirem para as suas próprias leituras.
Os livros que eu li em 2023
Em 2023, eu li 11 livros de diferentes gêneros e autores. Alguns foram indicações de amigos, outros foram compras impulsivas e outros foram presentes. Aqui estão eles, em ordem alfabética:
- 48 leis do poder, de Robert Greene: Um livro que ensina como usar o poder para alcançar seus objetivos, baseado em exemplos históricos e filosóficos. Um livro interessante, mas que deve ser lido com cautela e senso crítico.
- A psicologia financeira, de Morgan Housel: Um livro que explica como o comportamento humano influencia as decisões financeiras, e como podemos usar a psicologia a nosso favor para melhorar nossa relação com o dinheiro. Um livro simples, mas que traz muitas reflexões e dicas práticas.
- A quietude é a chave, de Ryan Holiday: Um livro que defende a importância da quietude, ou seja, da capacidade de se manter calmo, focado e equilibrado diante das adversidades e distrações da vida moderna. Um livro inspirador, que nos convida a buscar a quietude como uma forma de sabedoria e felicidade.
- Cartas de um diabo ao seu jovem aprendiz, de C.S. Lewis: Um livro que apresenta uma série de cartas escritas por um demônio experiente ao seu sobrinho, que está encarregado de tentar um homem e afastá-lo de Deus. Um livro divertido, mas que também nos faz pensar sobre as armadilhas do mal e as virtudes do bem.
- Hábitos atômicos, de James Clear: Um livro que ensina como criar e manter hábitos positivos que podem transformar a sua vida pessoal e profissional. O autor usa uma abordagem prática e científica para explicar como os hábitos funcionam e como podemos mudá-los de forma eficaz.
- O castelo, de Franz Kafka: Um livro que narra a história de um agrimensor que chega a uma aldeia dominada por um misterioso castelo, e que tenta se estabelecer ali, enfrentando uma série de obstáculos e contradições. Um livro complexo, que retrata a angústia e a alienação do homem diante de um sistema burocrático e opressor.
- O homem mais rico da Babilônia, de George S. Clason: Um livro que conta diversas parábolas sobre finanças, ambientadas na antiga Babilônia, considerada uma das civilizações mais ricas da história. Um livro clássico, que ensina princípios básicos de como economizar, investir e prosperar financeiramente.
- O investidor inteligente, de Benjamin Graham: Um livro que é considerado a bíblia do investimento em ações, escrito por um dos maiores especialistas no assunto. O autor explica os conceitos e as estratégias de como investir com segurança e lucratividade, baseado na análise fundamentalista e na filosofia do valor.
- O senhor das moscas, de William Golding: Um livro que conta a história de um grupo de meninos que ficam presos em uma ilha deserta, após um acidente de avião, e que tentam se organizar para sobreviver, mas acabam se envolvendo em conflitos e violência. Um livro impressionante, que mostra como a natureza humana pode ser cruel e selvagem.
- Sapiens: Uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari: Um livro que faz um panorama da evolução da espécie humana, desde as origens até os dias atuais, abordando aspectos biológicos, culturais, sociais e políticos. Um livro fascinante, que nos faz questionar sobre quem somos e para onde vamos.
- 12 regras para a vida, de Jordan Peterson: Um livro que propõe 12 regras simples, mas profundas, para viver melhor, baseadas em conhecimentos de psicologia, filosofia, religião e ciência. Um livro polêmico, mas que nos desafia a enfrentar nossos problemas e a buscar nosso propósito.
Os livros que eu vou ler em 2024
Para 2024, eu já tenho uma lista de 6 livros que eu quero ler. São livros que eu já comprei e que estão esperando na minha estante. São eles, em ordem alfabética:
- Além da ordem, de Jordan Peterson: A continuação de 12 regras para a vida, que apresenta mais 12 regras para lidar com o caos e a incerteza do mundo. Eu gostei muito do primeiro livro, e estou curioso para ler o segundo.
- Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill: Uma obra monumental, escrita pelo próprio Churchill, que narra os principais acontecimentos e bastidores da Segunda Guerra Mundial, da perspectiva de um dos líderes mais importantes do conflito. Eu sou fascinado por história, e esse livro é um clássico que eu sempre quis ler.
- Pompéia, de Mary Beard: Um livro que conta a história da cidade de Pompéia, que foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., e que foi redescoberta séculos depois, preservando os vestígios de uma civilização antiga. Eu adoro livros sobre a antiguidade, e esse parece ser muito bem escrito e documentado.
- SPQR: Uma história da Roma Antiga, de Mary Beard: Outro livro da mesma autora, que faz um panorama da história de Roma, desde a fundação até o império, abordando aspectos políticos, sociais, culturais e religiosos. Eu sempre tive interesse em saber mais sobre Roma, e esse livro parece ser uma ótima introdução.
- 12 Césares, de Mary Beard: Mais um livro da mesma autora, que faz um perfil biográfico dos 12 primeiros imperadores de Roma, desde Júlio César até Domiciano, mostrando suas personalidades, seus feitos e seus fracassos. Eu acho que esse livro vai complementar bem os outros dois, e me dar uma visão mais aprofundada dos personagens que marcaram a história de Roma.
Conclusão
Esses foram os livros que eu li em 2023 e os que eu pretendo ler em 2024. Espero que vocês tenham gostado das minhas listas e que se sintam motivados a ler mais e melhor. A leitura é uma atividade que nos enriquece, nos diverte e nos transforma. Por isso, eu desejo a todos um feliz ano novo, cheio de boas leituras!